Com uma proposta rara no Rio de Janeiro, de oferecer oficinas de criação literária e de artes regulares para crianças, em horário complementar à escola e de segunda a sexta-feira, o Espaço Cultural Lago de Histórias abre suas portas no dia 1º de abril, sábado, às 15h, na Urca (Rua Marechal Cantuária 18, sobrado). O evento de inauguração é repleto de atividades gratuitas para crianças e adultos e celebra, bem no Dia da Mentira, a fantasia, a ficção, as delícias que só a imaginação traz à tona.

Voltada também para pais, professores e todos que desejam despertar ou aperfeiçoar sua escrita e leitura, a programação da Lago tem a intenção, segundo sua fundadora e editora, Helena Lima, de contribuir para as possibilidades infinitas de um leitor com um livro nas mãos. “Ler e escrever são atos muito libertadores. E a liberdade é essencial para todos”, diz Helena, pedagoga e professora com mais de duas décadas de experiência no ensino básico.

A programação gratuita do dia 1º de abril conta com oficina de ilustração com a roteirista, ilustradora, cenógrafa e quadrinista Thais Linhares, às 15h; contação de histórias com Ilana Progrebinschi, com fantoches e violão, às 16h15; sarau de poesia com a psicóloga e escritora Luisa Benevides, às 17h30; e a oficina “Educação para o Encantamento”, com o jornalista e escritor Márcio Vassallo, às 19h.

Crianças
A partir de abril, as oficinas de criação literária para crianças estão previstas para acontecer de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. Nas segundas e quartas, quem conduz a atividade será a própria Helena Lima; às terças e quintas, assume Luisa Benevides, e, nas sextas pela manhã, Márcio Vassallo.

“Para muito além das tradicionais aulas de balé, inglês e natação, a oficina de criação literária é uma atividade mais livre, ao mesmo tempo, muito enriquecedora para a sensibilidade e criatividade dos pequenos. Vamos treinar, com eles, o reparo para a beleza do que está tão perto e muitas vezes não é visto, o olhar do escritor. Pra isso, vale desde ler poesia até passear pelo bairro e tomar banho de mangueira”, diverte-se Helena, que conta com um terraço no último andar da Lago, grudado numa das belas pedras da Urca.

As oficinas de ilustração para crianças, por sua vez, serão oferecidas às sextas-feiras e têm o objetivo de desenvolver a criatividade e a técnica com o uso de nanquim, aquarela, lápis de cor e giz de cera, colagem, entre outras; e Thais Linhares, que participa da inauguração, está cotada para comandar uma oficina de histórias em quadrinhos.

Helena pretende reservar janelas na grade de horários da Lago de Histórias para atividades gratuitas para as crianças das escolas públicas do bairro. Toda a programação do espaço também está aberta para crianças portadoras de necessidades especiais.

Adultos
A programação para os adultos também prevista para iniciar em abril. “Escrita criativa para adultos” e “Escrita criativa para jovens” estão a cargo de Luisa Benevides. E os encontros “Educação para o encantamento – para que serve a fantasia na vida da gente?” e “Oficina de criação literária” serão com Márcio Vassallo.

Programação
15h – Oficina de ilustração – Thais Linhares
16h15 – Contação de histórias – Ilana Progrebinschi
17h30 – Sarau de poesia e música – Luisa Benevides e André Tavares
19h – Oficina “Educação para o encantamento” – Márcio Vassallo

As inscrições para todas as atividades podem ser realizadas pelo e-mail contato@lagodehistorias.com.br e pelos telefones: (21) 3518-5549 e (21) 99110-4239.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here