Os fãs de Harry Potter e também os interessados em psicanálise terão algo em comum para discutir esta semana – o encontro Qual é a do chapéu? Harry Potter e Tom Riddle, ‘amigos’ para sempre discutirá sobre o bem e o mal, na perspectiva da filosofia ambivalente com que o personagem Dumbledore conduz a escola de feiticeiros de Hogwarts. O sucesso literário e cinematográfico será o mote de um encontro na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro – SBPRJ (Rua Davi Campista, 80, Humaitá), quinta-feira (23 de março), às 21h.
Harry Potter e Tom Riddle, antagonistas formais, serão mesmo tão opostos assim? Qual a dúvida do Chapéu Seletor diante de Harry Potter? Por que falha sua seleção simplista? Além da trama, algumas outras questões propostas por vários filósofos ao longo dos séculos também servirão de ponto de partida para reflexões psicanalíticas que formam o corpo desta apresentação, realizada pelo Departamento Científico da SBPRJ.
O evento terá apresentação da psicanalista Maria Inês Neuenschwander Escosteguy Carneiro, seguida do debate, que será comentado pelo também psicanalista José Carlos Calich, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). O ingresso para o público externo custa R$ 20 e é necessária inscrição prévia pelo e-mail  sbprj@sbprj.org.br  ou pelo telefone (21) 2537-1115.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here