bifeAlcachofras recheadas como entrada, saladinha simples de rúcula e manjericão acompanhando finíssimos bifes à milanesa e uma fatia de cheesecake de limão para arrematar. Esse é o cardápio que estou servindo ao Frank Sinatra, bem agora, na minha imaginação (fértil? Sim! Como um casal de coelhinhos em eterna lua de mel…). Era o que ele gostava de comer no Patsy’s, restaurante italiano sediado em Nova York, onde ia semanalmente, tinha mesa cativa e recebia sua comidinha sem nenhum traço de alho (que detestava).

Ele ainda não disse nada a respeito do sabor dos meus pratos, mas falou que tá valendo All the Way, It Was a Very Good Year e Young at Heart no fim da noite, então acho que estou agradando.

Comida favorita é coisa séria pra mim. Traço perfis psicológicos dos amigos me baseando nos pratos que eles mais gostam, tenho um arquivo no computador com o cardápio que eu serviria aos meus mais queridos escritores, pintores, diretores de cinema, divas retrô… e de vez em quando virei aqui dividir essas minhas pequeninas homenagens gastronômicas a quem faz o mundo de palco com louvor.

Então, com vocês:

Bife à milanesa para Frank Sinatra

4 bifes finos de filé mignon
1 ovo grande
1 xícara (chá) de farinha panko (fácil de encontrar em lojas de produtos asiáticos e eventualmente também aparece nas prateleiras de grandes supermercados)
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto, moída (faz diferença isso de moer na hora? Sim e com certeza)
1 e 1/2 xícara de óleo

Modo de fazer

Tempere os bifes com sal e pimenta do reino dos 2 lados. Reserve.
Separe 3 pratos fundos. Num deles coloque a farinha, no outro o ovo bem batido com uma pitada de sal e pimenta e no último prato misture a farinha panko, o orégano, o queijo parmesão e uma pitada de sal e pimenta.

Passe cada bife (dos 2 lados) na farinha, depois no ovo batido e depois na farinha panko temperada (nessa última etapa aperte bem a panko contra os bifes para que estes fiquem bem cobertos). Reserve os bifes empanados na geladeira por 20 minutos (isso ajuda a fixar a crosta de panko).

Numa frigideira que caiba 2 bifes com folga, aqueça o óleo em fogo médio. Coloque 2 bifes e frite por 2 minutos. Vire os bifes e frite por mais 1 minuto.

Retire-os com uma escumadeira e coloque-os numa travessa coberta por papel absorvente. Repita a operação com os bifes restantes. Sirva imediatamente (com um purê de batata amoroso ou uma saladinha discreta, escolha a sua vibe, escolha o seu acompanhamento).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here