Com o objetivo de conhecer mais o que seus artistas pensam, a Editora Jaguatirica – sempre privilegiando novas formas de transmissão de conteúdo e conhecimento – traz uma série de pequenas entrevistas com seus artistas para que possamos entender como é transformar ideias em livros!

A talentosa do dia é a ilustradora e designer Fran Junqueira – apaixonada por desenhar e criar histórias com lápis e pincéis digitais. Seu primeiro livro “Zo o quê? O menino do nome diferente” foi lançado pela Semente Editorial em 2013 e desde então já publicou mais de dez livros. Pela Editora Jaguatirica ilustrou Rio de Cor – Monumentos para Colorir. 😊

Fran_RiodeCor

O que significa criar para você?

A capacidade de criar está presente em todo mundo e todo lugar. E não só na arte como a gente costuma relacionar. Muita gente se exclui do grupo ‘dos criativos’ por não fazer parte do mundo das ditas ‘artes’, mas a invenção, essa inquietação criadora, está na comida, na ciência, na equação matemática, na engenharia, na linguagem coloquial, muitas vezes até com muito mais potência do que nas tais Artes. Eu sempre gostei de desenhar, escrever e produzir coisas junto com outras pessoas e criar significa deixar um rastro, permanente ou veloz, imprimir minha percepção no mundo material. No universo dos livros ilustrados, criar é narrar em parceria com o texto escrito, expandir as palavras para as cores, texturas e sensações visuais.

O que uma ilustração precisa para ser boa?

Esta pergunta me faz sorrir porque o que me encanta na ilustração é a profusão de possibilidades, eu passo muito tempo admirando e aprendendo com o trabalho de outras pessoas e os melhores livros, aqueles projetos que eu volto mil vezes para namorar mais um pouquinho são os que deixam um espaço gostoso para a imaginação. A ilustração boa é a que, além de mostrar o que o texto quer, também mostra o que não se espera! Guarda um detalhezinho, um presente para ser encontrado depois e também um vazio para você narrar na sua cabeça sua versão da história. A ilustração te ajuda a imaginar a voz daquela bruxa malvada, o jeito de andar do ratinho medroso, a expressão da chata da princesa…

O que você aprende com a experiência de ilustrar?

O trabalho de ilustração de livros é uma delícia porque não dá espaço para monotonia, cada história é diferente, com outros autores, outras editoras e junto a isso vem sempre a possibilidade de experimentar uma técnica diferente, dar outro ar para as personagens. Fora o privilégio de ajudar um autor a realizar seu sonho, tirar aquele texto da gaveta, ver seu livro materializado. Este desafio e esta possibilidade me ensinaram a querer sempre mais, a procurar melhorar a cada livro. Na hora de desenhar eu estou sozinha com meu computador e meus esboços, mas depois é preciso lidar com a dimensão colaborativa da produção, que é indispensável para um resultado bacana. Ilustrar tem me ensinado a estabelecer meus próprios parâmetros, dar foco à paixão e partilhar com os outros criadores de livros.

<< Para conhecer mais sobre as obras da moça >> http://franjunqueira.wix.com/desenhos 😃

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here