autoresportugueses

Acaba de ser lançada no Brasil a coleção Grandes Escritores Portugueses, pela editora Tinta-da-China. Entre os primeiros três livros da coleção está Breviário do Brasil, de Agustina Bessa-Luís, escritora portuguesa que registrou suas memórias de uma viagem realizada ao nosso país em 1989,  publicadas dois anos depois em Portugal, mas que ainda não haviam chegado ao lado do Atlântico que as inspirou. Finalmente lançado no Rio de Janeiro, onde também o pai da autora esteve imigrado, a coleção é uma oportunidade para o leitor brasileiro se rever no olhar estrangeiro – ou no talvez mais íntimo olhar português.

A coleção estreou com mais dois títulos: Os passos em volta (Herberto Helder) e Causas da decadência dos povos peninsulares (Antero de Quental). O evento de lançamento, realizado no Palácio de São Clemente, na última terça, foi apresentado pelo escritor e crítico literário português Pedro Mexia, cuja obra Contratempo também acaba de ser lançada pela mesma editora.

A editora Tinta-da-China, presente no Brasil desde 2012, pretende publicar grandes autores portugueses nunca antes editados aqui ou publicados há muito tempo. A cerimônia contou com patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, além do apoio do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, da Embaixada de Portugal no Brasil, e patrocínio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e do Turismo de Portugal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here