Ilustração de Thiago Baltar
“Soldado”, de Helena Lima e Thiago Baltar

“Soldado”, de Helena Lima e ilustrações de Thiago Baltar, é um desses livros que te pega de jeito. Você começa assim, meio tímido e curioso, namorando uma frase aqui, uma ilustração ali, e, quando vê, já está deitado de pernas pro ar, saboreando a história de um jeito inteiro e de tempo perdido.

O tempo, aliás, é personagem importante no livro: não porque aparece corrido em ponteiro de pulso, mas antes porque se espreguiça todo cheio de manha, todo dono de si. Quem faz do tempo tão preguiçoso é o Soldado, exímio morador do bairro da Urca, no Rio de Janeiro: sua cama é um casulo verde; seu teto, uma marquise de farmácia; sua porta, uma porta inventada que a gente finge bater. E, quando o dia acorda e encontra seu ritmo de sempre, pegando emprestado umas palavras de Helena, lá está o Soldado, sentado na calçada e reparando, reparando…

O narrador da história é um menino, que repara no Soldado feito o Soldado repara no mundo: com olhos de criança. São olhos cheios de curiosidade e de espanto, olhos de primeira vez.

Para os curiosos feito o menino e o Soldado, o livro foi lançado pela Lago de Histórias, que, além de Editora, também está abrindo uma Casa Cultural, voltada para a literatura e outras artes, lá na Urca, bem pertinho da onde o Soldado mora.

Ah, e vocês querem saber se o Soldado é de verdade mesmo? Sim, ele é de verdade desenhada no livro, mas também dessas que dói quando a gente belisca. Ele é tão de verdade, mas tão de verdade, que ficou de olho arregalado e de lágrima molhada quando soube que agora morava também nas páginas de um livro:

“Dias depois, soube pelo dono da padaria
que a Urca inteira já leu o Soldado.
E ele, transbordando alegria,
me disse que está falado e conhecido de um jeito nunca pensado…
Soldado agora é o morador de rua que virou livro pintado,
colorindo de beleza a mureta famosa com vista pra baía…”

* Trecho do poema “Mudança de patente”, escrito por Helena Lima. Para acessar o poema completo, clique aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here